ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DE UM SHOPPING CENTER

ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO DO SINOP SHOPPING

 

PESQUISA DE MERCADO

 É uma ferramenta importantíssima para a designação da concepção de um Shopping Center , ou seja , qual a classe social a ser focada , através do levantamento da renda per capta da região e ainda da necessidade de produtos e serviços mais carentes.

Pode ser realizada por empresa local , porém ela serve como instrumento de convencimento de mercado , e muito provavelmente não terá credibilidade para as maiores empresas a serem convidadas.

Orçamento de uma pequena empresa geralmente gira em torno de R$ 30.000,00.

 

LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Uma vez definida a concepção do Shopping Center , busca-se a melhor localização , ou seja , onde está a maior concentração do público alvo , ou aquela onde seja de fácil acesso para este.

Entendendo que o local escolhido não tem o que ser discutido , haja vista ser a vertente de crescimento da cidade , sendo a melhor localização geográfica e de melhor acesso.

 

PROJETO DO SHOPPING e LAYOUTS DAS LOJAS*

É preparado um ante-projeto , onde são formatadas as lojas Âncoras , Semi Âncoras , Cinema , Praça de Alimentação e lojas Satélites , de acordo com as atividades apontadas nas pesquisas .

Contratação de equipe de ARQUITETURA especializada em Shoppings Centers , para a confecção deste ante projeto e posteriormente o projeto definitivo .

É necessária a contratação de profissionais do Varejo , para discussão e implantação de Leyouts em sintonia com o MIX do Shopping de acordo com o resultado da pesquisa .\

 

PREPARAÇÃO DO MIX *

É distribuição das atividades nos espaços determinados através do LAYOUT , buscando harmonia e sinergia entre as operações para melhor atender ao público consumidor .

 

PREPARAÇÃO DE TABELAS DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO*

Essa tabela é a espinha dorsal do empreendimento enquanto negócio , pois é nela que se dosa o equilíbrio entre o custo de ocupação suportável aos lojistas e ideal ao Empreendedor , sem contudo canibalizar uma das partes parceiras.

Ela é feita com base em pesquisa de mercado dos alugueis praticados na região , e de acordo com a capacidade de vendas de cada atividade .

Deverá ser feita por profissionais de experiência no mercado do Varejo , para que não traga prejuízos às partes envolvidas , causando assim desconfortos futuros e desacertos entre os parceiros.

 

PROJEÇÃO DE RECEITAS E CAPITAL A SER INVESTIDO*

É a valorização dos alugueis a serem cobrados das satélites , quiosques , âncoras e semi-âncoras , praça de alimentação, entretenimento e lazer , serviços e merchandisings , e quando for o caso , cobrança do estacionamento .

 

PROJETO ARQUITETÔNICO DEFINITIVO

É aquele que após as adequações das lojas âncoras e se possível as semi-âncoras , define a concepção da fachada do Shopping , das fachadas internas e seus dimensionamentos para aplicação dos Blindex , da fachada do mall , da iluminação , dos banheiros , do paisagismo interno e externo , dos móveis e utensílios a serem aplicados na praça de alimentação , corredores , praças etc…

 

DETALHAMENTOS DO PROJETO

É onde se definem os materiais e os acabamentos a serem aplicados no acabamento do Shopping tais como: Pisos , forros , luminárias , louças de banheiro , móveis e utensílios , decorações etc…

 

ORÇAMENTO DA OBRA

É a valoração de todos os custos para construção do Shopping contratados em todo o processo , bem como suas responsabilidades e especificações delas por parte dos parceiros contratados e terceirizados .

 

CONTRATAÇÃO DA EMPRESA CONSTRUTORA

A escolha é feita através de licitação , onde é considerado preço e experiência em Construção de Centros Comerciais.

Onde o ideal é se ter o acompanhamento do responsável pelas locações para que haja uma sintonia de mudanças de arquitetura necessárias e apontadas pelas lojas interessadas com contratos assinados , desde que não modifique a estrutura do Shopping , mas tão somente acompanhamento de sugestões de mudanças internas.

 

CONTRATAÇÃO DA EMPRESA GERENCIADORA

A escolha é feita através de licitação , onde é considerado a experiência em gerenciamento em obras de Shoppings Centers , para em sintonia com a equipe de comercialização , contatos dos lojistas , possam otimizar a condução das obras sem necessidades de mudanças posteriores .

 

CRONOGRAMA DE OBRA

 É preparado pela empresa gerenciadora , em conjunto com a Empresa construtora , onde serão traçadas as etapas de construção e as datas de início e conclusão das obras , e é com base na data da conclusão das obras deste cronograma que se definem as estratégias das comercializações para alinhamento da data de inauguração do Shopping Center , devendo este estudo ser aprofundado para não haver frustração minimizando impactos negativos junto ao público alvo.

 

FLUXO DE CAIXA DA OBRA

É de responsabilidade da empresa gerenciadora a preparação e o acompanhamento do fluxo de caixa , cuja elaboração é feita com base no orçamento e cronograma da obra.

 

 

INSTRUMENTAIS JURÍDICOS *

 É toda a documentação pertinente a um Shopping Center , e são elas:

 

ESCRITURA DECLARATÓRIA DE NORMAS GERAIS

REGIMENTO INTERNO

CONTRATOS DE LOCAÇÕES

 ATA DE CONSTITUIÇÃO DO CONDOMÍNIO

 ATA DE CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS LOJISTAS

 

 COMERCIALIZAÇÃO

Identificação da melhor equipe pelo perfil comercializador , Contratação , acompanhamento das negociações identificando os pontos de interesse , identificação de valores , prazos , pertinências comerciais , valores das marcas negociadas para a montagem do MIX proposto pela pesquisa , acompanhamento dos prazos de contato , interesse , pré-contrato , contrato , obras e substituições de operações e operadores sem comprometer o cronograma do Shopping.

Costuma-se cobrar 5% do VGL , e 10% do valor das Luvas em contratos de Res-sperata.

 

 ADM. DO CONDOMÍNIO E FUNDO DE PROMOÇÃO

É contratada uma empresa especializada para administrar o Condomínio e o Fundo de promoção , a qual será responsável pelas seguintes áreas:

  1. – ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Orçamentos Condominiais

Prestações de Contas

Tesouraria

Contabilidade

Pessoal

Cobrança

 

  1. – OPERACIONAL

Manutenção

Limpeza

Segurança – (Passível de terceirização )

Estacionamento – (Passível de terceirização)

 

  1. – COMERCIAL

Gerenciamento dos contratos de locação

Auditoria de lojas

Renovações , rescisões e aditivos de contrato

 

  1. – JURÍDICA

Contencioso do Shopping

 

  1. – MARKETING

Administração do Fundo de Promoções

Orçamentos

Prestações de Contas

Campanhas – Institucionais – Promocionais – Pontuais.

Deixe uma resposta