ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO DO SINOP SHOPPING
PESQUISA DE MERCADO
É uma ferramenta importantíssima para a designação da concepção de um Shopping Center , ou seja , qual a classe social a ser focada , através do levantamento da renda per capta da região e ainda da necessidade de produtos e serviços mais carentes.
Pode ser realizada por empresa local , porém ela serve como instrumento de convencimento de mercado , e muito provavelmente não terá credibilidade para as maiores empresas a serem convidadas.
Orçamento de uma pequena empresa geralmente gira em torno de R$ 30.000,00.
LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Uma vez definida a concepção do Shopping Center , busca-se a melhor localização , ou seja , onde está a maior concentração do público alvo , ou aquela onde seja de fácil acesso para este.
Entendendo que o local escolhido não tem o que ser discutido , haja vista ser a vertente de crescimento da cidade , sendo a melhor localização geográfica e de melhor acesso.
PROJETO DO SHOPPING e LAYOUTS DAS LOJAS*
É preparado um ante-projeto , onde são formatadas as lojas Âncoras , Semi Âncoras , Cinema , Praça de Alimentação e lojas Satélites , de acordo com as atividades apontadas nas pesquisas .
Contratação de equipe de ARQUITETURA especializada em Shoppings Centers , para a confecção deste ante projeto e posteriormente o projeto definitivo .
É necessária a contratação de profissionais do Varejo , para discussão e implantação de Leyouts em sintonia com o MIX do Shopping de acordo com o resultado da pesquisa .\
PREPARAÇÃO DO MIX *
É distribuição das atividades nos espaços determinados através do LAYOUT , buscando harmonia e sinergia entre as operações para melhor atender ao público consumidor .
PREPARAÇÃO DE TABELAS DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO*
Essa tabela é a espinha dorsal do empreendimento enquanto negócio , pois é nela que se dosa o equilíbrio entre o custo de ocupação suportável aos lojistas e ideal ao Empreendedor , sem contudo canibalizar uma das partes parceiras.
Ela é feita com base em pesquisa de mercado dos alugueis praticados na região , e de acordo com a capacidade de vendas de cada atividade .
Deverá ser feita por profissionais de experiência no mercado do Varejo , para que não traga prejuízos às partes envolvidas , causando assim desconfortos futuros e desacertos entre os parceiros.
PROJEÇÃO DE RECEITAS E CAPITAL A SER INVESTIDO*
É a valorização dos alugueis a serem cobrados das satélites , quiosques , âncoras e semi-âncoras , praça de alimentação, entretenimento e lazer , serviços e merchandisings , e quando for o caso , cobrança do estacionamento .
PROJETO ARQUITETÔNICO DEFINITIVO
É aquele que após as adequações das lojas âncoras e se possível as semi-âncoras , define a concepção da fachada do Shopping , das fachadas internas e seus dimensionamentos para aplicação dos Blindex , da fachada do mall , da iluminação , dos banheiros , do paisagismo interno e externo , dos móveis e utensílios a serem aplicados na praça de alimentação , corredores , praças etc…
DETALHAMENTOS DO PROJETO
É onde se definem os materiais e os acabamentos a serem aplicados no acabamento do Shopping tais como: Pisos , forros , luminárias , louças de banheiro , móveis e utensílios , decorações etc…
ORÇAMENTO DA OBRA
É a valoração de todos os custos para construção do Shopping contratados em todo o processo , bem como suas responsabilidades e especificações delas por parte dos parceiros contratados e terceirizados .
CONTRATAÇÃO DA EMPRESA CONSTRUTORA
A escolha é feita através de licitação , onde é considerado preço e experiência em Construção de Centros Comerciais.
Onde o ideal é se ter o acompanhamento do responsável pelas locações para que haja uma sintonia de mudanças de arquitetura necessárias e apontadas pelas lojas interessadas com contratos assinados , desde que não modifique a estrutura do Shopping , mas tão somente acompanhamento de sugestões de mudanças internas.
CONTRATAÇÃO DA EMPRESA GERENCIADORA
A escolha é feita através de licitação , onde é considerado a experiência em gerenciamento em obras de Shoppings Centers , para em sintonia com a equipe de comercialização , contatos dos lojistas , possam otimizar a condução das obras sem necessidades de mudanças posteriores .
CRONOGRAMA DE OBRA
É preparado pela empresa gerenciadora , em conjunto com a Empresa construtora , onde serão traçadas as etapas de construção e as datas de início e conclusão das obras , e é com base na data da conclusão das obras deste cronograma que se definem as estratégias das comercializações para alinhamento da data de inauguração do Shopping Center , devendo este estudo ser aprofundado para não haver frustração minimizando impactos negativos junto ao público alvo.
FLUXO DE CAIXA DA OBRA
É de responsabilidade da empresa gerenciadora a preparação e o acompanhamento do fluxo de caixa , cuja elaboração é feita com base no orçamento e cronograma da obra.
INSTRUMENTAIS JURÍDICOS *
É toda a documentação pertinente a um Shopping Center , e são elas:
ESCRITURA DECLARATÓRIA DE NORMAS GERAIS
REGIMENTO INTERNO
CONTRATOS DE LOCAÇÕES
ATA DE CONSTITUIÇÃO DO CONDOMÍNIO
ATA DE CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS LOJISTAS
COMERCIALIZAÇÃO
Identificação da melhor equipe pelo perfil comercializador , Contratação , acompanhamento das negociações identificando os pontos de interesse , identificação de valores , prazos , pertinências comerciais , valores das marcas negociadas para a montagem do MIX proposto pela pesquisa , acompanhamento dos prazos de contato , interesse , pré-contrato , contrato , obras e substituições de operações e operadores sem comprometer o cronograma do Shopping.
Costuma-se cobrar 5% do VGL , e 10% do valor das Luvas em contratos de Res-sperata.
ADM. DO CONDOMÍNIO E FUNDO DE PROMOÇÃO
É contratada uma empresa especializada para administrar o Condomínio e o Fundo de promoção , a qual será responsável pelas seguintes áreas:
- – ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
Orçamentos Condominiais
Prestações de Contas
Tesouraria
Contabilidade
Pessoal
Cobrança
- – OPERACIONAL
Manutenção
Limpeza
Segurança – (Passível de terceirização )
Estacionamento – (Passível de terceirização)
- – COMERCIAL
Gerenciamento dos contratos de locação
Auditoria de lojas
Renovações , rescisões e aditivos de contrato
- – JURÍDICA
Contencioso do Shopping
- – MARKETING
Administração do Fundo de Promoções
Orçamentos
Prestações de Contas
Campanhas – Institucionais – Promocionais – Pontuais.